5 tecnologias que estão batendo em nossas portas

Autor Base em Tecnologia Categoria: Tecnologia da Informação Sem Comentários

Todos convivemos envoltos na tecnologia, presente em todas as partes e nos mais diversos lugares, tanto que muitas vezes acaba até “passando batido” por nós.  Algumas vezes está onde nem imaginamos e em muitas outras podem mudar todo o comportamento da sociedade, globalmente, através de dispositivos tecnológicos que facilitam nosso cotidiano.

Desde a educação até a saúde, de pequenas próteses a prédios e casas inteiras, ou até nos levando de um lugar para outro, como no caso dos carros autônomos. A inovação é constante e é preciso ficar atento! Continue a leitura e conheça 05 tecnologias que vão impactar nossas vidas em um futuro muito próximo.

05 tecnologias que mudarão o futuro da sociedade

Existem muitos avanços na tecnologia que estão sendo testado há anos para fazerem parte do dia a dia das pessoas, auxiliando desde tarefas comuns, como um robô aspirador de pó, até métodos de ensino utilizando realidade virtual.

Para que você fique por dentro e um passo à frente rumo ao futuro que nos aguarda em breve, explicaremos 05 desses desenvolvimentos tecnológicos.

1. Inteligência Artificial (A.I.- Artificial Inteligence)

Na próxima década, as tecnologias de A.I. estarão em todos os lugares. Embora já seja aplicadoa em pequena escala para adaptar e resolver problemas, a inteligência artificial ainda não é disponível para todas as massas. A computação em nuvem e os códigos abertos possibilitarão esse acesso para todas as pessoas em até, no máximo, 2030.

A A.I será possibilitada graças ao cloud computing para as seguintes tecnologias:

  • Plataformas como o serviço PaaS porém mais simplificadas, para uso pessoal
  • Condução autônoma
  • Robôs móveis autônomos
  • Plataformas de conversação A.I.
  • Redes neurais profundas
  • Veículos voadores autônomos
  • Robôs inteligentes para uso doméstico
  • Assistentes virtuais inteligentes.

2. Realidade Virtual na educação

A realidade virtual é a interface entre o computador e o usuário que proporciona a criação e ambientalição de eventos reais de maneira virtual. Os elementos de interatividade são de aspectos tridimensionais e ainda existe a possibilidade de interagir diretamente com o ambiente virtualmente criado, ou seja, a imersão é quase total.

Usando a realidade virtual é possível levar os estudantes para ambientes e acontecimentos históricos do passado, como assistir uma batalha da segunda guerra mundial ou até visitar o mundo na época de sua formação. Será muito mais fácil através desta experiência quase real, os alunos entenderem e sentirem o conteúdo que está sendo passado.

A Google já possui um aplicativo, o Google Expedition, que permite que estudantes visitem locais nos 04 cantos do planeta, como a grande pirâmide, a grande barreira de corais ou até a torre Eiffel usando a realidade virtual.

 3. Impressora 3D

A impressora 3D é uma invenção que não é tão nova assim, pois já são usadas por grandes empresas desde a década de 80. Porém, logo menos, ela será ferramenta indispensável na casa de todo ser humano.

Elas irão levar o conceito de compra de produtos e serviços a outro nível, pois quase todo commodity, como um chaveiro ou porta-copos, estará ao nosso alcance, provavelmente no canto da mesa de computador – onde colocaremos as impressoras 3D, assim como já fazemos com as problemáticas impressoras atuais.

Alguns serviços de transportadoras e delivery serão diretamente afetados por isso.

Não só apenas para commodities produzidos através de projetos 3D em notebooks e smartphones, as impressoras terão impacto na medicina também, pois há alguns anos seu uso tomou o rumo de desenvolvimento de produção orgânica. Em 30 anos, no máximo, modelos ocos para replicação de órgãos humanos serão uma realidade comum, facilitando o acesso a uma prótese para um membro perdido, por exemplo.

Já na área da construção civil, materiais industriais como o titânio aumentam infinitamente a gama de possibilidades para as 3D printers. Recursos produtivos para a construção e fabricação serão voltadas para a impressão em velocidades altas e baixas, dependendo da necessidade.

Será possível imprimir uma casa toda, já imaginou isso? Você olha para a tela do computador com seu engenheiro, ele clica em print e sua casa começa a ser construída. Parece até game de estratégia, onde você clica e constrói prédios para a sua civilização virtual. Pode ser um choque tremendo para o setor, porém trará soluções baratas e práticas para enfrentar quaisquer crises imobiliárias.

4. Internet das Coisas (IoT – Internet of Things)

Conectar qualquer dispositivo à internet e a outros dispositivos na rede é o conceito de IoT. Basicamente, trata-se de uma rede monstruosamente grande que interliga pessoas e coisas e, desta forma, compartilha dados sobre a experiência desses usuários conectados com os aparelhos e os ambientes que frequentam.

Esses dispositivos interagem entre si sem a necessidade de interação humana para se comunicarem, proporcionando boa experiência ao usuário e até tornando possível evitar problemas.

Um bom exemplo são os Beacons, dispositivos instalados em locais estratégicos integrados a sensores, como de temperatura, luminosidade ou tráfego, que informam diretamente aos smartphones através de notificações, via bluetooth, sobre as adversidades dos locais por onde passamos, ou até para indicar um vazamento de gás ou superaquecimento de um equipamento dentro de uma empresa.

Confira este vídeo publicado pela IBM (narrado em inglês e com legendas somente em inglês) para entender melhor o funcionamento da IOT.

5. Carros autônomos

Já pensou que delícia seria acordar cedo para trabalhar, se arrumar, ler as notícias do dia em seu tablet tomando um bom café sem ter que se preocupar com a loucura do trânsito e sem o risco de chegar atrasado? Seria um paraíso, não é mesmo? Seria não, será! Você abre um aplicativo no seu celular, solicita um transporte para o trabalho, e em poucos minutos ele chega e te leva.

Como você pode observar, nós usamos a palavra transporte, pois não é certo que esses veículos terão realmente o formato de um carro. A previsão é que serão sistemas de caronas em que as pessoas pedirão “caixas de metal”, construídas com um custo extremamente menor que dos carros atuais e ainda com recursos energéticos renováveis, como os já usados nos veículos movidos à eletricidade.

Este transporte será muito mais efetivo e pode aumentar o espaço urbano em até 20%, devido a inutilização de estacionamento nos grandes centros urbanos. Afinal, que vai de carona não tem que estacionar, não é mesmo?

Como você pôde ver, em no máximo três décadas, nossas vidas mudarão – e muito! Será realmente maravilhoso poder contar com a tecnologia para tudo, mas até que ponto? Essa pergunta será respondida somente após experimentarmos essa realidade High-Tech.

Gostou deste artigo? Acesse nosso site e saiba como usamos a tecnologia para ajudar você!

0 Likes

Redesenho Logo - png-07
Av. Icaraí 1717 - Sala 713
Bairro Cristal - Porto Alegre/RS
(51) 3407-7579
(51) 98136-4542
contato@baseemtecnologia.com.br

Base Em Tecnologia - Todos os direitos reservados.