PT | EN
5 dicas simples que irão dobrar a organização da sua empresa

Já escutou aquele ditado "para quem não sabe para onde vai qualquer caminho serve"?Sim, aquele ditado clichê mas que por vezes é verdadeiro.Então, sem organização a sua empresa não sai do lugar e nesse artigo, vamos te ajudar com 5 dicas simples que irão dobrar a organização da sua empresa.

Quando falamos de organização, não falamos de dividir tarefas por cores ou arrumar os quadros tortos na parede. Nós falamos de uma organização mais produtiva. Não que dividir tarefas por cores não ajude a produzir, pelo contrário, dependendo do seu perfil essa técnica pode te ajudar muito. Mas queremos falar aqui sobre 5 dicas simples e eficientes para produtividade e organização de empresas:

Primeira dica: Elimine o papel e coloque tudo na nuvem! Já falamos sobre isso em outro artigo chamado: “Como ganhar tempo eliminando processos repetitivos na sua empresa”. 
Guarde somente o que for indispensável nos arquivos da sua empresa e elimine todos os papéis que podem ser digitalizados e colocados em nuvem. Além de liberar muito espaço, você ajuda o meio ambiente usando menos papel, evita que documentos se percam e torna muito mais simples o acesso a esses arquivos. Se você tem um sistema que gerencia seus arquivos em nuvem com uma simples pesquisa que demora menos do que cruzar o escritório e vasculhar as pastas dentro dos arquivos, você já encontra o que precisa. Você também consegue compartilhar com a sua equipe, os documentos sem estar com eles em mãos ou realizar uma assinatura digital com seu cliente sem precisar se deslocar da sua empresa. Adote essa prática de armazenar documentos, vídeo e demais arquivos na nuvem e isso vai te economizar boas horas de trabalho.

Segunda dica: Reformule a organização das hierarquias da sua empresa. Esse assunto é complexo e exige bastante estudo podendo ser responsável tanto pela agilidade de tomada de decisão, processos de trabalho, gestão de tempo como também pode travar toda a operação da sua empresa. Existem 3 tipos de organização empresarial mais usados: 

Organização Linear que é usada por empresas que estão começando e também por empresas mais tradicionais, a Organização Funcional que é usada por empresas de pequeno a médio porte e Organização Linha - Staff que é um modelo mais novo. Não vamos nos aprofundar nesses modelos, porque eles precisam de um tempo maior para entender qual o modelo ideal para sua empresa.

Mas se você quiser um artigo falando sobre esse assunto, comenta aqui embaixo. Se você quer dobrar a produtividade da sua empresa é preciso entender qual o melhor modelo para sua realidade, assim você elimina processos e funções desnecessárias e acrescenta funções fundamentais para a realidade da sua empresa.

Terceira dica: Tenha um bom CRM. Se você não sabe o que é um CRM, vale a pena fazer uma pesquisa mais profunda. Um CRM pode salvar a sua empresa, mas é preciso um sistema que esteja totalmente de acordo com as suas necessidades atuais. Quando uma empresa está começando é bem comum contratar um CRM que atenda todos os negócios e que esteja pronto. Mas na medida que a sua empresa amadurece e você entende os processos internos que mais funcionam para sua empresa, um sistema pronto não vai ser tão eficiente. Isso porque você vai precisar de funcionalidades específicas e você só consegue isso, com um sistema personalizado e nisso nós podemos te ajudar.

A Base é uma empresa especializada em Sistemas Web personalizados que vão desde ERPs e CRMs até Intranets e sistemas mais complexos e queremos te ajudar na organização e funcionamento da sua empresa. Qualquer dúvida, você pode nos contatar que um dos nossos especialistas vai entrar em contato com você sem custo.

Quarta dica: Alinhe as expectativas com seus clientes. Tem cliente que vale ouro e tem cliente que tira o sono, não é mesmo? Quem nunca pegou um cliente que só trouxe dor de cabeça, mais cedo ou mais tarde vai se deparar com esse desafio. Muitas vezes esse desafio se dá por não estar alinhado às expectativas entre a sua empresa e a dos seus clientes e isso gera vários desconfortos como por exemplo, fazer as coisas de última hora e fora do planejamento. Procure sempre alinhar o que você está entregando ao seu cliente de forma clara e objetiva, assim você amenizará demandas repentinas.

Quinta dica: Escolha os dados certos para sua empresa. Os dados são o novo ouro, o novo petróleo e isso pode ser usado para alavancar o crescimento da sua empresa, mas é preciso cautela. Mapeie os principais processos e dados que a sua empresa precisa para planejar novos produtos e serviços, buscar novos clientes e que sejam vitais para a realizar suas demandas, mas escolha esses dados com sabedoria. 

A LGPD a lei geral de proteção de dados não permitirá falhas na gestão dessas informações e exigirá um acompanhamento contínuo por parte das empresas. A multa para quem não se adequar às regras é de até 2% sobre o faturamento da companhia.

Estamos vivendo uma nova era quando falamos de segurança de dados e por isso é importante escolher bem o seu sistema de gestão empresarial e aqui, destaco novamente a necessidade de um sistema personalizado com um suporte robusto e ágil para garantir não só a segurança dos dados dos seus clientes como também uma boa organização.

A B_SE acredita que essas dicas trarão mais relevância para o seu negócio. Se ficou com alguma dúvida, comente aqui abaixo!