5 tendências do mercado de trabalho

Pensar no futuro do trabalho não é uma tarefa simples, porém é extremamente necessária para que consiga preparar a sua empresa rapidamente para as novidades do mercado. Portanto, o ideal é que fique por dentro de todas as tendências e mudanças que envolvem o meio corporativo.

Nos últimos anos, o mercado de trabalho sofreu muitas mudanças, e, isso ocorreu por diversos fatores, como o avanço da tecnologia e a pandemia. Como resultado disso, as organizações tiveram que se adaptar rapidamente a essa nova realidade para continuar atuando e se destacando no mercado.

Pensando na importância desse tema para que se sinta mais confiante e preparado (a) para o mercado nos próximos anos, criamos esse conteúdo com as principais tendências para o futuro. Para conferir, basta continuar a leitura!

 

5 tendências do mercado de trabalho

 

A seguir selecionamos as principais tendências do futuro do trabalho. Confira agora mesmo!

 

1. Home Office e trabalho híbrido

 

Primeiramente, é importante entender o conceito desses dois modelos. O home office é quando todo o trabalho é realizado de forma online, ou seja, sem um contato presencial. Já o trabalho híbrido mescla as duas opções, por exemplo, o trabalhador atua três vezes da semana de forma online e duas vezes no escritório, isto é, presencialmente.

A pandemia foi, prioritariamente, a grande responsável pela popularização do home office e do trabalho híbrido. Isso porque, com a necessidade do distanciamento social, muitas empresas tiveram que optar por esses modelos para não pararem de vez com as suas atividades.

Para se ter uma ideia, segundo pesquisa realizada pelo Great Place to Work, com 2000 pessoas, aproximadamente 90% passaram a trabalhar em regime híbrido ou em home office. E, esses modelos tendem a continuar mesmo com o fim da pandemia, pois trazem benefícios tanto para as empresas quanto para os colaboradores.

 

Principais vantagens

 

 

  • Custo reduzido: as organizações não terão que arcar com os valores de transporte, manutenção frequente do escritório, entre outros.

     

     

  • Otimização do tempo: muitas pessoas passavam grande parte do tempo no deslocamento para o trabalho. Sendo assim, podendo atuar em casa, elas poderão aproveitar essas horas de outra forma.

     

     

  • Privacidade: com o trabalho online, o colaborador pode ficar mais à vontade para realizar as suas tarefas.

 

 

Principais desvantagens

 

 

  • Falta de foco: trabalhar de casa pode acabar atrapalhando alguns trabalhadores. Isso porque, o barulho, o contato com outras pessoas, entre outras coisas, pode tirar o foco, fazendo assim, com que a produtividade diminua.

     

     

  • Problemas com a Infraestrutura: não ter os equipamentos necessários pode ser um grande problema. Portanto, é preciso analisar esses fatores para não prejudicar o andamento do seu negócio.

 

 

2. Foco em Soft Skills

 

Pois bem, as soft skills são um conjunto de habilidades comportamentais. Basicamente, elas estão relacionadas com a maneira que lidamos com as pessoas ao nosso redor, como a liderança, empatia, criatividade e resiliência.

Antes, somente as hard skills eram analisadas para uma vaga de trabalho, ou seja, as capacitações técnicas. Por exemplo, diplomas, cursos, certificações, entre outros. Porém, agora as competências comportamentais também são importantíssimas. Portanto, comece a avaliá-las nas entrevistas da sua organização.

 

Vantagens

 

 

  • Permite uma jornada de trabalho mais agradável, uma vez que todos os colaboradores saberão lidar com suas atitudes comportamentais.

     

     

  • Cria uma equipe mais unida, pois todos serão capazes de se relacionar e respeitar o próximo.

     

     

  • Traz mais confiança aos colaboradores. Sendo assim, terão mais autonomia para realizar as suas tarefas. Isso porque, saberão que possuem todas as habilidades necessárias para realizarem suas tarefas.

 

 

Desvantagens

 

Essas competências são mais difíceis de serem identificadas. Isso porque, para analisar as hard skills, por exemplo, basta solicitar um diploma. Agora, com as habilidades comportamentais, o processo é menos palpável, sendo assim, é preciso contar com um time de especialistas para fazerem a escolha certa.

 

3. Lifelong learning

 

Traduzindo para o português, o termo Lifelong learning significa formação contínua, ou seja, como o próprio nome sugere, o intuito é nunca parar de estudar. Sendo assim, o ideal é buscar por profissionais que tenham esse perfil.

Além disso, é preciso incentivar e implementar essa cultura na sua empresa. Por exemplo, disponibilizando cursos gratuitos para os profissionais ou até mesmo um bônus no salário para que seja dedicado à educação.

Ah, e o melhor de tudo isso, é que essa tendência só traz vantagens para a sua empresa. Afinal, você contará com colaboradores que:

 

  • Dominam diversas áreas de conhecimento;

     

     

  • Tem ideias claras e com fundamento;

     

     

  • Tomam decisões mais assertivas.

 

 

4. Preocupação com a qualidade de vida do profissional

 

Outra tendência que vem ganhando muito espaço no meio corporativo é a preocupação das empresas com os colaboradores. Isso porque, a satisfação do trabalhador é primordial para o sucesso de qualquer organização.

Entre as ações que contribuem para esse processo, estão: o incentivo ao esporte e a educação, o programa de benefícios, o cuidado com a infraestrutura, entre outros.

Não deixe de trabalhar esse aspecto na sua empresa, pois essa atitude irá proporcionar somente vantagens. Por exemplo, você conseguirá reter seus talentos, melhorar o clima organizacional e aumentar a produtividade.

 

5. Tecnologia em nuvem

 

A tecnologia em nuvem está sendo muito utilizada, mas a tendência é que ela se expanda ainda mais. Isso porque, essa solução traz diversas vantagens para as organizações, como a redução de custos, um espaço maior de armazenamento e mais segurança.

Sem dúvidas, o uso de tecnologias facilita, e muito, a rotina de trabalho de uma empresa. Portanto, não deixe de investir nesse aspecto, pois esse é um passo essencial para o desenvolvimento saudável da sua empresa.

Agora que conheceu todas essas tendências, comece a avaliá-las para que consiga ter uma empresa cada vez mais sólida no mercado.

 

Conclusão

 

Ficar por dentro do futuro do mercado é essencial para que a sua empresa consiga se adequar rapidamente. E, para isso, o uso de tecnologias é a solução ideal, pois elas permitem que os processos sejam mais ágeis e eficientes.

Pensando nisso, para te ajudar nessa missão, conte com a Base em Tecnologia, pois aqui entregaremos o que a sua empresa necessita. Para entender melhor, acesse o nosso site agora mesmo. Estamos te aguardando!