A relação entre inteligência de dados e gestão empresarial

Ao proporcionar maior capacidade de análise de dados empresariais e melhorar a tomada de decisões e agilizar os processos, a união da inteligência artificial com a tecnologia resulta na inteligência de dados.

Com uma tecnologia como a inteligência de dados, diversos processos internos podem se beneficiar, como a gestão empresarial em si. Porém, de que modo ocorre? É isto que descobriremos neste artigo.

 

Entendendo a inteligência de dados

 

A inteligência de dados se refere ao conjunto de ferramentas e atividades que visam analisar os dados empresariais, realizando análises minuciosas com a finalidade de melhorar tomadas de decisão e a formação de estratégias.

Entre estes dados analisados, estão as métricas de desempenho, dados dos clientes e diversos outros dados que dizem respeito ao desempenho e objetivos da empresa.

Ela se torna importante justamente por conta da análise proporcionar a otimização de praticamente todos os processos que definem o sucesso da empresa, em questões de produtividade. Assim, a implementação da inteligência de dados aumenta o destaque competitivo das organizações que a utilizam.

Com estas análises, além da vantagem competitiva e do aprimoramento dos processos, é facilitada também a formação de inovações, visto que possuirá uma análise mais completa das necessidades do público.

 

Colocando em prática

 

A inteligência de dados é uma prática tecnológica, então primeiramente precisamos compreender que para que ela obtenha sucesso, é necessária a utilização de ferramentas de gestão que forneçam dados concretos para a empresa.

Um conjunto de ferramentas que forneçam métricas, automatizem rotinas e fluxos de trabalho, auxiliem na gestão geral de clientes e estoque são essenciais para pôr em prática a inteligência de dados.

Estão inclusas nestas ferramentas o CRM, que mantém informações e dados importantes sobre os clientes, facilitando coletar métricas que auxiliem na aproximação e entrega de experiências melhores para o mesmo. E ferramentas de business intelligence, proporcionando a coleta de dados para otimizar processos internos.

Muitas destas ferramentas se conectam com os princípios da gestão empresarial e para compreender como isto funciona, discutiremos sobre a seguir.

 

Entendendo a gestão empresarial

 

A gestão empresarial está voltada para toda a empresa, é um conjunto de ações que visa melhorar resultados e aprimorar os processos.

Quando se fala em abranger todo um negócio, estamos falando sobre o gerenciamento dos recursos financeiros, ações e colaboradores, procurando absorver resultados ainda melhores para proporcionar o crescimento da empresa.

Essencial para pequenas e grandes empresas, a gestão empresarial envolve as seguintes atividades:

  • Elaboração de plano de negócios;
  • Administração e estruturação dos departamentos, assim como os cargos;
  • Análise de mercado e de oportunidades;
  • Controle financeiro;
  • Integração entre atividades e seus setores;
  • Manutenção do desempenho geral e do cumprimento de metas de objetivos;
  • Implementação da cultura organizacional.

 

Como podemos ver, a gestão empresarial envolve o conjunto de ações necessárias para o bom funcionamento e uma empresa, necessitando o trabalho efetivo dos departamentos e a utilização das já citadas ferramentas que auxiliam na gestão e controle de dados.

A partir disso, podemos notar semelhanças entre a gestão empresarial com a inteligência de dados, não é mesmo? As duas em conjunto prometem ótimos resultados, que veremos a seguir.

 

Qual a relação entre ambas?

 

Para que uma boa inteligência de dados possa ocorrer, a gestão empresarial precisa estar organizada de forma eficiente.

A gestão empresarial visa melhorar os processos da empresa a partir da movimentação e ação eficaz de todos os departamentos, é, de fato, a administração geral do negócio.

Possuindo uma gestão empresarial efetiva, com o uso de tecnologias para facilitar os processos internos, permite que a inteligência de dados possa ser implementada, melhorando ainda mais a empresa completamente.

Dentre os benefícios que esta união poderosa pode proporcionar, podemos citar:

 

Mitigação e eliminação de falhas

 

Ao realizar uma boa gestão empresarial e implementar a inteligência de dados, isto facilita controlar e medir os dados com melhor precisão, diminuindo a incidência de erros e obtendo informações mais assertivas.

Ainda, com estes dados e o acompanhamento de métricas de desempenho profissional, é possível treinar e capacitar os colaboradores visando as suas fraquezas, resultando em uma melhoria geral na performance e entregando maior retorno para a empresa.

 

Aumento na produtividade

 

Como mencionado, ambas as práticas proporcionam aumento produtivo na empresa. Com uma análise de dados assertiva, as tomadas de decisões são mais rápidas, contribuindo na produtividade geral da empresa.

A comunicação geral entre os colaboradores e os departamentos também se torna mais eficiente, devido à utilização de ferramentas de gestão que otimizam o contato.

Consequentemente, gera um foco melhor as metas e o cumprimento delas, visto que os departamentos estarão trabalhando com melhor sinergia e rapidez devido ao auxílio que as ferramentas propiciarão.

 

Maior adaptabilidade

 

Com a empresa sempre preparada a partir dos esforços realizados pela gestão empresarial e com a coleta correta de informações por conta da inteligência de dados, faz com que ela sobreviva melhor a cenários desfavoráveis e possíveis crises que podem ocorrer na empresa.

Mas não somente isso: ao coletar dados com efetividade e possuir colaboradores que se comunicam e medem esforços para bater metas, se torna muito mais fácil aproveitar as oportunidades de mercado que eventualmente podem surgir.

As melhorias serão sempre contínuas fazendo com que o negócio seja altamente adaptável, sobrevivendo até as piores crises.

 

O que podemos concluir

 

Ao unir práticas que otimizam e melhoram as ações gerais da empresa, unidas com ações para otimizar a coleta de dados e métricas de desempenho de clientes, colaboradores e administrar corretamente a questão financeira empresarial, beneficia a empresa como um todo.

O ambiente empresarial além de se conversar e entregar em uma completa sinergia, ainda dispõe de dados que não só beneficiam nas tomadas de decisões, formação de estratégias e elaboração de metas, mas também na alta adaptabilidade para os diversos cenários que podem ocorrer no mercado.

Mas, lembrando que para que isso aconteça efetivamente, além de precisar possuir uma boa gestão empresarial, é extremamente importante que o negócio disponha de ferramentas de gestão e coleta de dados.

Ferramentas essas que nós fornecemos, nos preocupando com as necessidades de cada empresa de modo a solucionar com tecnologias todos os problemas de gestão empresarial e inteligência de dados.