PT | EN
Aplicação da tecnologia Blockchain nos serviços

A tecnologia blockchain foi popularizada por servir de base para a criação do Bitcoin, a principal criptomoeda dos dias atuais. Entretanto, atualmente o seu uso extrapola este universo e está ligado a vários tipos de setores e serviços.

A adesão dessa tecnologia está acontecendo devido à segurança e à transparência proporcionadas por ela. Assim, qualquer pessoa tem acesso às informações registradas em blockchain e isso acontece de forma anônima.

Logo, todo tipo de dado é armazenado, de modo que a tecnologia soluciona uma série de desafios no âmbito empresarial. Veja mais sobre isso a seguir!

Que tal conhecer mais sobre tecnologias em alta? Leia o nosso artigo sobre o Metaverso no blog da BASE!

 

O uso do blockchain nos sistemas de pagamento

Um uso do blockchain que tem tudo para impactar os serviços está ligado às formas de pagamento. Isso acontece porque a tecnologia não favorece somente as transações financeiras, mas o sistema como um todo.

Desse modo, existem alguns bancos e instituições que já utilizam o blockchain como forma de garantir segurança e qualidade nas transações. Todo o processo é feito através de uma tecnologia que proporciona cooperação, transparência e segurança para as partes envolvidas.

 

O armazenamento em nuvem e o blockchain

O armazenamento em nuvem já é parte da realidade de boa parte das empresas e ele pode ser feito com a tecnologia blockchain.

Atualmente, empresas de grande porte, como a Microsoft e a Google, já fazem este tipo de uso da tecnologia devido ao seu sistema descentralizado, que favorece a privacidade do usuário.

 

O blockchain possibilita contratos inteligentes

Os contratos inteligentes são capazes de se fazer cumprir por si só e formalizam negociações envolvendo duas ou mais partes. Eles eliminam a necessidade de intermediários e estabelecem com clareza obrigações legais, benefícios e penalidades.

Assim, garantem mais confiabilidade e podem ser aplicados de forma acessível para qualquer tipo de finalidade, dos casamentos aos contratos de locação. Isso acontece porque é possível criar um modelo de código que pode ser replicado em acordos de várias naturezas.

Logo, a tecnologia blockchain garante praticidade na assinatura de contratos e desburocratiza o processo como um todo. Diante disso, todo tipo de serviço tem muito a se beneficiar do uso dessa ferramenta.

O blockchain e os serviços públicos

Outros serviços que podem ser beneficiados pelo blockchain são os públicos e um exemplo prático disso é o sistema de votação. Isso é possibilitado uma vez que o processo eleitoral do Brasil exige a verificação da identidade dos eleitores, bem como a manutenção de registros confiáveis.

Além disso, o processo de contagem dos votos também precisa transmitir confiança. Como o blockchain é uma tecnologia que não permite edições e que possui a transparência como um dos seus pilares, tanto governos quanto cidadãos teriam uma auditoria verificável.

Desse modo, seria garantido que nenhum voto poderia ser modificado ou mesmo removido. Recentemente, a Follow My Vote chegou a lançar em domínio público uma solução para o sistema de votação e está desenvolvendo um método voltado para isso.

Viste o site da BASE para conhecer os nossos serviços e aproveite para ler outros artigos sobre tecnologia no blog!