PT | EN
Blockchain no Mercado Imobiliário

Os impactos causados pelo blockchain há podem ser sentidos em diversos setores e negócios. Assim, os efeitos da tecnologia já estão aparecendo no setor imobiliário, que ainda deve se beneficiar nos próximos anos.

A forma de execução da tecnologia blockchain, que se utiliza de cadeias de dados, pode transformar as transações imobiliárias em algo muito mais seguro e eficiente. As inovações prometem mudanças muito significativas neste mercado e é importante estar atento a isso.

Por mais que a blockchain seja uma tecnologia que está em processo de crescimento e adaptação nos diversos setores e por contar com um grau de complexidade alto, ela já está sendo usada no setor imobiliário e os resultados têm se mostrado positivos.

Veja no que a blockchain pode beneficiar no seu negócio e confira no nosso blog algumas dicas de tecnologias para gestão!

O que é blockchain?

Por se tratar de um conceito muito novo, cujas aplicações estão em desenvolvimento, o blockchain rapidamente pode ser ligado às moedas digitais, o que faz com que muitos empreendedores ainda não entendam o que a tecnologia pode trazer para os seus negócios.

Para simplificar e mostrar de forma simples o que o blockchain pode beneficiar no setor imobiliário, é importante entender que esse conceito se refere de forma ampla a transações e ações que podem ser rastreadas, tanto o envio, quanto o recebimento.

Esse processo utiliza códigos que carregam informações e são transportados através da internet. Todas estas informações em blocos e são ligadas. Por isso, a tecnologia recebe o nome de blockchain: trata-se de uma corrente formada de vários blocos de informações distintos.

O sistema é ligado diretamente às moedas digitais e criptomoedas porque se popularizou e cresceu com esse uso inicial, mas pode ser aplicado em vários setores e áreas distintas do mercado, basta conhecer as suas estruturas mais profundamente.

Como o blockchain pode ser aplicado ao setor imobiliário?

Partindo do entendimento de que o blockchain pode ser aplicado em diversos setores e que suas as ações serão específicas, há a possibilidade de usar essa tecnologia no setor imobiliário de uma forma eficiente, segura e benéfica para os negócios.

No mercado imobiliário, o uso dessa tecnologia pode ser aplicado para garantir um processo mais fácil e diminuindo as burocracias que normalmente são enfrentadas pelos empreendedores nos processos. Há também a possibilidade de redução de fraudes.

Essas ações são possíveis através do blockchain de informações legais, que estão ligadas às propriedades e podem ficar totalmente criptografadas e públicas na internet.

Para simplificar o entendimento desse processo, é possível através da tecnologia, que todos envolvidos em uma transação fiquem totalmente conectados. Assim, as informações da propriedade que está sendo vendida estarão registradas de forma digital em um sistema que é quase impossível de ser invadido.

Devido a essa disponibilidade das informações, é possível realizar o processo de forma simples, eficiente e segura, evitando fraudes e demais problemas.

Um ponto que merece destaque é que como a tecnologia tem avançado pelo mundo todo, já é possível negociar totalmente um imóvel utilizando moedas digitais através do blockchain.

 

Benefícios do blockchain para o mercado imobiliário

 

O mercado imobiliário pode se beneficiar muito nos próximos anos da tecnologia blockchain. A tendência é que diversos setores façam cada vez mais uso dela. Portanto, é possível destacar desde já alguns benefícios que devem ser considerados:

  • Segurança de informações e documentos;

    A remoção de burocracias e processos desanimadores fazem com que o uso da blockchain seja benéfico não somente para o setor, mas também para os clientes, que por diversas vezes podem desistir nas negociações mais longas.

    Mesmo os pequenos negócios já devem prestar atenção no que a blockchain pode trazer, pois existem várias formas de aplicar a tecnologia e se beneficiar dos seus efeitos.

    O mercado imobiliário já vem se preparando para utilizar esse recurso e isso já pode ser sentido através do uso de contratos inteligentes, de plataformas de aluguéis de casas por temporada e de outras ações.

    Se você gostou deste conteúdo, entre no nosso site e conheça mais sobre os nossos serviços!

      • Transações simplificadas;
      • Diminuição de etapas na transação e negociação;
      • Facilidade para pagamentos e financiamentos;
      • Transparência;
    • Movimentação do mercado;
    • Aumento na procura de imóveis.