PT | EN
Controle os processos da sua empresa com apenas um clique.

Quando nós falamos de processos, menos é mais. Nesse artigo vamos mostrar como você pode controlar os processos da sua empresa com apenas um clique. Aqui na B_SE antes de começar qualquer projeto, nós procuramos entender a fundo os processos e o funcionamento de cada empresa. Alocamos muito recurso nessa etapa porque se você entender como a sua empresa funciona e como você pode tornar o processo de trabalho mais otimizado, você resolve muitas coisas com apenas um clique. Mas antes de tudo nós precisamos entender o que são esses processos.  Eles são a forma de trabalhar da sua empresa, vamos te dar um exemplo.

Vamos imaginar uma cafeteria. Nessa cafeteria temos uma pessoa responsável pelo atendimento dos clientes, uma pessoa responsável por fazer o café, lavar a louça, cuidar da limpeza do ambiente da cozinha e temos uma pessoa no caixa para receber o pagamento.

Com uma equipe de 3 pessoas essa cafeteria mesmo lotada de clientes produz muito mais do que outra cafeteria com 10 pessoas. E como isso é possível? Isso é possível graças ao processo bem definido e organizado pensado em cada membro da equipe de acordo com sua forma de trabalhar em equipe e trabalho individual. É assim que Startups com poucos funcionários faturam milhões, com processos bem definidos. Vamos deixar o nosso exemplo ainda mais completo e traçar os processos um a um.

O garçom começa o seu processo perguntando a quantidade de clientes por mesa, em seguida aloca os clientes em uma mesa. Em cada mesa tem um QRcode que abre um sistema Web onde o cliente pode escolher seu pedido. Após o cliente escolher seu pedido, ele é enviado para o garçom e para o responsável por fazer as bebidas em ordem de chegada. O garçom, de acordo com a lotação do lugar sugere pedidos mais simples ou mais complexos para facilitar o trabalho da cozinha. O responsável por preparar os pedidos deixa separado em porções os cafés para serem moídos na hora com antecedência, assim que começam os pedidos ele avisa o garçom para sugerir bebidas mais simples ou complexas na execução de acordo com o número de pedidos.

Depois de preparar o café o barista coloca como concluído o pedido no sistema que manda um aviso ao garçom. Ao final, ele confere imediatamente se há louças para limpeza e executa a limpeza de forma simples em uma lava-louças elétrica.

O responsável pela cobrança acompanha os pedidos no sistema para fazer o fechamento da conta quando o garçom marcar como concluído, assim o cliente não precisa esperar para fazer o pagamento tornando o número de rotação de clientes maior.  Na hora da cobrança é oferecido descontos nos produtos se as pessoas se cadastrarem no sistema que foi feito o pedido anteriormente por leitura de QRcode, assim você mantém uma base de clientes recorrentes e adquire dados de consumo e preferência dos clientes para melhorar os produtos. O segredo dessa cafeteria não está apenas no café, mas no processo e no sistema Web feito sob medida. Todas essas funcionalidades fizeram com que um clique do cliente no seu pedido fosse responsável por economizar vários processos repetitivos e que demandam tempo e energia.

Como são poucas pessoas na equipe, o sistema precisa ser intuitivo e limpo para que não haja cansaço e confusão durante a execução das tarefas. Esse exemplo foi um exercício para imaginar como podemos controlar todos os processos da nossa empresa com apenas um clique, o que precisamos fazer é estudar os processos da sua empresa e alocar dentro de um sistema com funcionalidades feita 100% sob medida.

Isso não é possível em um sistema pronto, porque foi pensado para várias empresas e para atender a vários negócios de uma forma generalizada. Talvez seja por isso que você continue fazendo processos repetitivos e demorado usando um sistema que deveria resolver esse problema.

Esse é um exemplo simples, mas bem corriqueiro no dia a dia das empresas. Se você ficou com dúvidas sobre como um sistema web personalizado pode lhe auxiliar, deixe o seu contato para que um dos nossos especialistas entre em contato para te ajudar a entender os processos da sua empresa e elaborar um sistema feito 100% para as suas necessidades. Você não pagará nada por isso!