PT | EN
Entenda como a tecnologia Blockchain impacta o mundo dos negócios

A tecnologia blockchain tem sido considerada uma solução promissora para o futuro, a revolução digital trouxe para as empresas novas maneiras de fazer negócios.

No entanto, devido ao avanço tecnológico, as empresas tiveram que lidar também com novos desafios: garantir a integridade e a segurança dos processos, no mundo digital é um dos principais. E é por esse motivo que a tecnologia blockchain tem grande valor para o mundo dos negócios.

Foi por causa das criptomoedas que a tecnologia ganhou relevância. Porém, a verdade é que essa tecnologia tem muitas potencialidades e uma gama vasta de aplicações a serem investigadas futuramente.

Em questões de empreendimento, líderes e gestores devem ficar de orelha em pé em relação a esse assunto. Seja para abrir um novo negócio, seja para renovar um empreendimento, não importa, o fato é que a tecnologia blockchain traz um grande impacto para o mundo dos negócios.

E, por isso, claro, é esperado que o consumidor mude também de comportamento, pelo fato de o sistema blockchain ter muitas funcionalidades que melhoram as relações B2B e interpessoais para um outro nível.

Continue a leitura e entenda melhor como a tecnologia Blockchain impacta o mundo dos negócios. Confira!

Do que se trata a tecnologia blockchain?
Em suma, a tecnologia blockchain é um sistema de armazenamento de dados que coleta informações, criptografa e converte em algo singular e sólido, que permite ser rastreado tendo a veracidade garantida.

O nome "block" vem da forma como a tecnologia organiza os dados, que são divididos em blocos. Esses blocos são armazenados em um sistema mundial. A partir daí, o sistema analisa a veracidade dos dados, se estiver tudo ok com os dados, então eles são colocados em um grupo maior, junto com outros dados.

Em seguida, forma-se uma cadeia de blocos, daí o nome “chain”. Isso faz todos esses dados ficarem sistematizados e formem uma sequência única e criptografada onde os blocos são vinculados e seguros.

A ordem dessa cadeia de dados não muda, e isso traz muita segurança e confiabilidade. Porque a mínima tentativa de alterar qualquer informação iria interferir em toda a cadeia. Nesse caso, o próprio sistema blockchain identificaria aquilo como sendo uma fraude.

Devido ao seu alto potencial de segurança, a tecnologia blockchain é usada, sobretudo, no mercado financeiro, pois a tecnologia tem tudo o que o mercado pede: confiança e agilidade.

Para além desse nível alto de segurança há diversos outros benefícios que conferem as transações atuais, incontáveis pontos positivos para o mercado financeiro.

Benefícios que impactam o mundo dos negócios
São vários os benefícios que a tecnologia blockchain traz para o mercado, confira a seguir alguns deles:

Alto nível de segurança
Um dos maiores diferenciais da tecnologia blockchain é o seu alto nível de segurança. Com essa tecnologia, a possibilidade de um sistema de saúde mais íntegro, um maior controle alimentar, maior transparência de dados governamentais são altíssimas. Entre diversas outras possibilidades que a tecnologia traz.

Credibilidade
Se tem segurança, tem credibilidade. Quando toda uma rede confia nos dados verificados pela blockchain, desavenças e conflitos são minimizados ou até mesmo chegam ao fim. Todos entram em concordância por causa da credibilidade daquelas informações, pois é inexistente a possibilidade de fraudes.

Isto é, o processo se torna muito mais rápido e eficaz, quando existe confiança entre os participantes de uma rede. Eliminando de vez a necessidade de ficar fazendo diversas verificações ao longo do processo.

Clareza
Processos de auditoria, por exemplo, ficam muito mais claros com a tecnologia blockchain, devido à confiança que a tecnologia oferece. Com as informações em segurança, a transparência é um grande benefício da blockchain.

Ou seja, não é preciso ter uma pessoa que fique conferindo se o que uma pessoa falou para outra está correto, pois a blockchain faz tudo isso sozinha.

Economia
A tecnologia blockchain acaba trazendo também bastante economia para os negócios obviamente. Sem a necessidade de ter alguém intermediando todas as questões passadas anteriormente, os custos da logística, proteção das informações e diversas outras áreas da empresa são reduzidos drasticamente.

Um exemplo clássico de intermediação são os bancos. Os bancos são o intermediador que analisa a veracidade e diversas outras informações processuais. Para manter isso, é claro, é preciso pagar tributos. Assim, esse valor acaba sendo reduzido de maneira gradual para as empresas.

O impacto no consumidor
Maior confiança, segurança, informação mais acessível e transações mais rápidas é o que os consumidores esperam com o avanço da tecnologia blockchain.

O consumidor terá grandes vantagens e facilidades na hora de escolher um produto em razão das informações que ele passará a ter acesso. Além do mais, a blockchain certamente trará às empresas a percepção de confiança e clareza, contribuindo para a autoridade e reputação da marca.

Ao realizar a compra de qualquer produto em um supermercado, por exemplo, o consumidor poderá confiar plenamente nas informações contidas naquele produto. Nele estará registrado todo o passo a passo do processo, sendo possível, ainda, regressar a essa cadeia e rastrear qual é a origem do produto.

Ao adquirir um produto, o consumidor terá a segurança de estar consumindo um produto com informações verdadeiras, e que aquilo foi armazenado seguindo as normas de segurança e com todos os controles corretos.

Certamente esse tipo de controle mudará a forma como os consumidores veem as empresas. Empresas que não possuírem um sistema de registro como esse, terão menos confiabilidade em comparação às empresas que usam a tecnologia blockchain.

Como vimos ao longo do artigo, a tecnologia blockchain vem trazendo inúmeros benefícios no mundo dos negócios, graças à tecnologia. Esse recurso elimina a necessidade de alguém para fazer a intermediação nas transações que acontecem em tempo real.

A tecnologia blockchain auxilia no processo de eliminação de fraudes, porque as suas informações são verificáveis e auditáveis. Além disso, a tecnologia não se relaciona apenas com as criptomoedas, porque ela evita que haja duplos gastos bem como as fraudes, pois o dinheiro não pode ser replicado.

Agora que você já sabe como a tecnologia impacta o mundo dos negócios, nos conte: gostou desse artigo? Deixe seu comentário sobre como você enxerga a tecnologia blockchain.