PT | EN
O erro que todo usuário de ERPs ou CRMs comete

Se você usa um sistema ERP ou CRM em algum momento vários desafios foram surgindo seja na usabilidade ou na própria estratégia por trás da implementação de determinado tipo de sistema. Hoje vamos te mostrar nesse artigo, qual é o erro que a maioria dos usuários desse tipo de sistema já cometeu ou ainda vai cometer durante a sua vida profissional.

Já adiantamos que a culpa desse erro na grande maioria das vezes não é do usuário em si, mas todo o transtorno e responsabilidade acabam caindo no seu colo.

O erro que todo usuário de ERP e CRM comete é usar um sistema que não foi desenvolvido para o seu setor e a sua forma de trabalhar. Um sistema que não é personalizado. Você deve estar pensando que isso é uma injustiça, certo?  Como o erro pode ser seu se você não contratou o sistema, quando você chegou na empresa o sistema já estava lá pronto? Você não teve poder de escolha e você está com toda a razão pois de fato na maioria dos casos o sistema já está implementado. Mesmo não sendo sua responsabilidade as consequências de um sistema que não otimiza como deveria os processos da empresa acaba muitas vezes sendo ligadas a você, mesmo que de forma indireta.

Usar um sistema pronto tem suas vantagens e suas desvantagens, sendo uma delas o fato de não poder customizar a forma de execução dos processos ou uma funcionalidade que para sua realidade se resume em apenas um clique precisa passar por vários processos e aprovações, tornando assim o seu trabalho improdutivo ou menos produtivo. Essa situação gera muito desgaste e alterar essa realidade gera mais desgaste ainda, porque solicitar mudanças bruscas como mudar um sistema que já está implementado há tempos pode confrontar fatores como o comodismo, custos, dentre tantos outros.

Como você pode resolver esse problema então? Tirando o fato de que você pode apenas continuar fazendo o seu trabalho e desconsiderar as dificuldades do uso dos sistemas, você tem algumas opções para lidar com esse problema. O primeiro deles é saber se o seu sistema possui uma versão Web e Móvel para que você possa trabalhar em outros lugares além da sua empresa. Depois do momento difícil que passamos trabalhar em Home Office se tornou um hábito muito comum e isso trouxe à tona várias problemáticas. Dentre elas a eficiência dos sistemas vigentes. Esse pode ser um excelente argumento para ajudar os responsáveis por essa parte a buscar melhorias.

Se o seu sistema já possui versão móvel, tem de tudo e mais um pouco no que tange a ferramentas e mesmo assim o seu trabalho continua travado por conta do sistema, tente contabilizar as horas que você gasta para realizar suas tarefas e como isso pode ser revertido se fosse personalizado para os processos específicos do seu trabalho. O ativo mais valioso é e sempre será o nosso tempo, quando mostramos a ineficiência de qualquer coisa baseada no tempo gasto as pessoas levam mais a sério suas considerações.

Se você tiver o privilégio de estar em uma empresa interessada em buscar um sistema personalizado, agora é a hora perfeita para facilitar o seu trabalho. Faça um levantamento de todos os processos do seu setor e o que pode ser feito para tornar a sua jornada de trabalho mais ágil e menos cansativa, tome a iniciativa de sugerir todas as implementações necessárias para que o seu setor seja líder em produtividade e bem estar.

Independentemente de estar usando um sistema pronto ou não, se você está insatisfeito com o sistema da sua empresa ou acredita que pode ajudar na melhoria do funcionamento desses sistemas, seja ele CRM e ERP ou qualquer outro tipo, nós podemos te ajudar. A Base é especialista em desenvolvimento de sistemas e uma das etapas mais fundamentais do nosso atendimento é entender a forma de trabalho de cada setor buscando o ponto de vista não apenas dos gestores e diretores, mas de quem está trabalhando todos os dias dentro de um sistema.

Se esse artigo fez algum sentido para você ou se você tem alguma dica sobre esses pontos que levantamos, comente aqui em baixo. Aproveita e compartilhe esse texto com aquele seu amigo ou colega que tem dúvidas sobre o sistema ideal para sua empresa.