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Principais motivos de um site não trazer o retorno esperado


 

A Base em Tecnologia trabalha com soluções que tragam resultados reais em clientes e vendas através da Internet, incluindo nisso o desenvolvimento de websites, e-commerces e aplicativos. Com essa expertise em Tecnologia e Marketing Digital, criamos este post onde apontamos o que vemos em muitos briefings de nossos consultores: os principais motivos de um site não trazer o retorno esperado.

Imagine que você sai de férias com sua família. O cenário é um lugar paradisíaco. A paisagem perfeita combinando sol, praia, mar e calor. Você e sua família ali, tranquilos e felizes. Tudo está perfeito e não há motivos para se preocupar com qualquer problema.

Você escolhe dar uma volta de barco. Mas aí que a surpresa aparece! O barco não dispõe de informações para onde vai, muito menos apresenta itens de segurança. O comandante está maluco, não fala coisa com coisa, fala palavras totalmente desconexas.

Ele gira a embarcação de um lado para o outro, uma hora vai para a direita, no momento seguinte para a esquerda, poucos segundos depois ruma novamente para a direita. Entre uma guinada e outra quase causa um acidente com outro barco. Um pesadelo, certo? Apesar de tudo à sua volta ser bonito e atrativo, você se sente inseguro e preocupado dentro da embarcação e não vê a hora de saltar fora e procurar outra atração.

É bem provável que você jamais voltará com sua família para aquele passeio e, além disso, fará o seu depoimento para todos que estiverem interessados.

Navegar em um site não é diferente quando o capitão, ou seja, seu criador, não sabe qual caminho a seguir! A informação, se não for clara e bem distribuída, fica incompreensível, confusa, e se transforma em um problemão para quem simplesmente queria uma informação simples ou uma boa leitura.

Se você tem um site, mas ele não está lhe dando o retorno que esperava, leia essas dicas a seguir:

 

Site pesado, com navegação difícil e layout confuso

Assim como no exemplo do barco, a família estava perdida nas mãos de um capitão sem informação, sem nexo, contexto e clareza.

Um site precisa ser objetivo, direto ao ponto sem muitas voltas, sem excesso de informações em texto, pois torna a leitura monótona e extensa. Se o layout, suas cores e a disposição dos elementos não estiverem em harmonia, o usuário pode passar os olhos rapidamente e desistir de ficar no seu site ou avançar para alguma página. Em um clique, ele pode se tornar um lead ou nunca mais ouvir falar de você.

As estatísticas comprovam isso: 45 % dos usuários abandonam um site apenas se ele levar mais de três segundos para carregar; 48% saem se o site é complexo, se a navegação não tem nexo; assim como no modo mobile (pelo smartphone), 45% desistem de permanecer na página.

Mas isso tudo é consequência da falta de controle das empresas, onde apenas 50% testam a navegabilidade de seus sites para descobrir possíveis erros.

Outro péssimo ponto negativo que seu site pode estar enfrentando é o excesso de informações sobre o mesmo assunto, dando voltas e voltas sem sair do lugar. Certamente você irá expulsar seus usuários repetindo a mesma informação.

Utilize imagens e elementos para arejar seu site e não o carregue com muito texto. Se quiser produzir conteúdo mais aprofundado, crie um blog junto ao site. Aliás, essa é uma medida muito recomendável para atrair usuários: marketing de conteúdo!

Outra dica: faça uma boa combinação de cores para deixar o site mais leve e relaxante na navegação.

Nome do site complexo e sem atrativos

Imagine o seguinte endereço: meusitedevendasdesk8.2018.miutobomelegal.com. É um pouco complicado para ser lembrado, não acha? Nomes extensos e de difíceis leituras são um complicador de acessos.

O seu endereço da URL é o cartão de visitas para os usuários e, principalmente, para ser encontrado seja qual for o meio que você escolheu.

Nomes fáceis e curtos auxiliam muito para obter um bom resultado. Há um tempo era mais complicado conseguir usar exclusivamente o nome que você desejava, pois só existia a extensão “.com.br”. Hoje são diversos domínios que você pode escolher, como “.online” ou “.net”, o que facilita para você usar o nome que deseja.

Outra dica é utilizar o assunto que você aborda. Por exemplo: se o nome do seu negócio é Companhia da Dedetização de Insetos, você pode nomear seu site como “detetizando.com.br” ou ainda “matainsetos.org” e, ao invés de ser uma página institucional da sua empresa, você pode criar um site com conteúdos diversos sobre o tema, o que pode atrair muito mais interessados para o seu negócio. Um bom exemplo disso é a startup mineira Rock Content, que além de ter o seu site institucional, utiliza o site marketingdeconteúdo.com, um excelente domínio e que converte muitos leads mais do que o rockcontent.com.

Além de um endereço fácil você precisa se preocupar com atrativos no seu site para que novos usuários não queiram ir embora. Um Material Rico, como um e-book gratuito, ou mesmo um Curso Online, são as principais escolhas de conteúdo de valor para gerar autoridade e converter visitantes em leads e potenciais clientes para sua empresa.

Junto a ela, crie uma Landing Page (página de captura), para capturar os dados do seu usuário, e insira uma “call-to-action”, uma chamada para ação, como “clique aqui para ganhar seu e-book gratuito” ou “deixe seu email e receba nossas novidades”.

Como dica, insira um botão em uma cor mais chamativa para condicionar o usuário a clicar onde você deseja. Certamente as pessoas interessadas no assunto em geral que sua empresa trabalha e gostando do seu site desejarão receber novidades da área, desde que sejam conteúdos de valor agregado, e não aquela panfletagem eletrônica, onde se tenta empurrar produtos goela a baixo.

Conteúdo sem qualidade e razão

Não é somente em sites que isso ocorre. Na nossa vida, em leituras, filmes, teatros, se o conteúdo não é bom não há interesse. Levantamos e vamos embora, mudamos de canal, fechamos os livros. E, infelizmente, as pessoas irão fechar o seu site também se o seu conteúdo não for de qualidade e com apresentar diferenciais claros.

Os usuários simplesmente deletarão o seu site de suas opções de escolha, seja de qual nicho for. Se houver um mecanismo de comentários, como em uma rede social, irão criar o pior feedback possível se a experiência for muito negativa.

É essencial um site com conteúdo de qualidade. Sem isso de nada adiantará você conseguir adquirir tráfego. Foque, primeiramente, nessa meta, e qualifique seu conteúdo.

Se você não tem habilidades para desenvolver essa parte, pode contratar uma agência focada em marketing digital para lhe auxiliar ou até mesmo escrever constantemente para seu site. Há diversos conteúdos gratuitos na Internet que podem te auxiliar nessa jornada, mas você vai precisar de uma boa dose de tempo e dedicação para ser bom nisso!

Observe os detalhes de seu site e peça opiniões para pessoas que compreendem o assunto: as dicas sempre são enriquecedoras. Outra opção é fazer uma simulação com alguns amigos e acompanhar a sua navegação sem falar nada, o chamado “teste cego”.

Você é um anônimo nas buscas

São mais de um bilhão de sites no mundo, e é quase impossível você ser o mais visitado, mas você pode sim encontrar o seu público certo e ter um site de sucesso.

O mecanismo principal para ganhar esse lugar ao sol é aparecer, sair para rua, ou seja, estar na vitrine. Você pode ser destaque com algumas ações, como as campanhas de Google Ads. Um serviço de publicidade que o Google disponibiliza, onde há todo tipo de valor para investimento, dependendo de quanto você quer investir e obter retorno (Como utilizar o Google Ads para atrair mais pessoas para seu site?).

Redes sociais também podem gerar tráfego para seu site. No Facebook você pode impulsionar suas publicações e segmenta-las para públicos específicos em uma Fanpage própria. No Instagram, você pode utilizar de fotos e vídeos curtos para atrair mais pessoas para o conferir o seu negócio.

Publicações com a utilização das técnicas de SEO também auxiliam e muito para você estar melhor colocado nos mecanismos de busca de forma orgânica, sem precisar de anúncios pagos.

Há também o e-mail marketing. Para alguns profissionais ele já se tornou ultrapassado, mas é um bom canal de relacionamento retorno se você utilizá-lo da maneira correta e construir listas com pessoas realmente interessadas em seu conteúdo.

Enfim, essas são algumas constatações simples que fazemos no momento de desenvolver um site para um novo cliente ou de avaliar um site já desenvolvido e que não gera resultados.

O site é uma ferramenta poderosa, que pode ancorar toda a estratégia de marketing digital de um negócio.