PT | EN
Sistema Personalizado, será que você precisa de um?

Acredito que você já saiba que toda empresa precisa de um Sistema, seja para emitir nota fiscal, CRM, ERP, certo? Mas o que é melhor para sua empresa, um sistema pronto ou um sistema personalizado?

E se você já usa algum sistema e está sentindo falta de funcionalidades importantes, será que é hora de buscar um sistema feito sob medida para sua empresa?

Se você ficou interessado nesses pontos é porque você faz parte de um desses dois grupos de pessoas: o primeiro grupo é o que ainda não usou nenhum tipo de sistema para sua empresa e está pensando em qual sistema contratar, ainda está conhecendo esse universo de sistemas para empresas. O segundo grupo é o que já usou algum tipo de sistema, mas sente falta de mais funcionalidades ou gostaria de um sistema que fosse adaptado às necessidades da sua empresa. Independentemente de você usar ou não um sistema na sua empresa vamos explicar ponto a ponto e ao final desse artigo, você vai conseguir identificar se precisa ou não de um sistema personalizado.

Antes de tudo, ter um sistema personalizado não se trata apenas de organização ou de controle de processos, mas sim de se tornar mais competitivo no mercado. Um grande erro quando pensamos em contratar um sistema seja ele um sistema pronto ou desenvolver um sistema personalizado é pensar nos benefícios a curto prazo e não entender o real motivo de automatizar processos repetitivos. No mundo atual, onde já estamos quase superando a terceira revolução industrial, onde a tecnologia tem ganhado cada vez mais espaço e os trabalhos que são considerados "mecânicos" estão sendo substituídos por robôs e automações, quem ainda optar por manter sua empresa nos moldes antigos só vai perder competitividade. Ter um sistema hoje em dia não é mais uma opção, é um requisito mínimo se quisermos ganhar tempo de produção, reduzir custos, aprimorar a eficiência e ainda ter um preço competitivo.

Vamos usar um exemplo simples para entender se você precisa de um sistema personalizado, vamos usar o sistema de transporte público como exemplo. Quando somos crianças/adolescentes não conseguimos dirigir, dependemos do uso de transporte público ou da carona dos nossos pais. Ficamos totalmente dependentes do horário das outras pessoas, a velocidade de percorrer qualquer trajeto não está em nossas mãos e ficamos engessados. Para uma criança isso não é um problema até porque ela nem tem muita noção de onde quer ir mas para um adolescente que começa a querer autonomia sobre onde quer ir, controlar o seu tempo, a velocidade, um transporte público ou carona dos pais se torna um problema.

O transporte público é pensado em atender o maior número de pessoas possível levando em consideração idosos, gestantes, crianças, deficientes físicos e o mesmo vale para sistemas prontos, assim como o transporte público você pode escolher destinos limitados, horários limitados e com uma privacidade ainda mais limitada. Por outro lado, quando você tem um carro próprio ou alugado você pode escolher qualquer destino que quiser, sair e voltar na hora que quiser e ainda tem o espaço e privacidade de acordo com o que você deseja. Se você precisar de 5 lugares, 8 lugares, 10 lugares, você escolhe o veículo de acordo com a sua necessidade, assim como nos sistemas personalizados.

Falamos logo acima sobre competitividade, agora imagine uma empresa de entregas que usa o transporte público, ela não consegue montar suas rotas, seus horários e ainda divide suas mercadorias com bagagens e passageiros aleatórios enquanto uma empresa de transporte com seus próprios veículos faz uma entrega muito mais rápido, escolhendo o melhor percurso, zelando muito mais pela segurança das mercadorias. Qual das duas empresas vai ter mais competitividade no mercado? Já sabemos que é a empresa com seu próprio transporte. O mesmo se aplica aos sistemas personalizados.

Sem falar que o transporte público é de terceiros enquanto o veículo próprio é seu e você pode fazer melhorias, com o sistema personalizado o código do sistema é seu para melhorar ele com o decorrer do tempo e maturidade da sua empresa.

Para entender se você precisa mesmo de um sistema personalizado precisamos fazer uma análise bem profunda sobre os processos da empresa. Independentemente do seu tamanho para identificar se é viável ou não de acordo com a realidade da empresa contratar um sistema pronto ou personalizado e nós podemos te ajudar com isso.

Em nosso site tem um formulário para você entrar em contato e colocar os seus dados. Um dos nossos especialistas vai entrar em contato com você para fazer essa análise e te ajudar a ver qual o melhor sistema para sua realidade e isso não te custará nada, é só preencher nosso formulário. A B_SE é especialista em desenvolvimento de Sistemas e vamos fazer o nosso melhor para te ajudar.

Aproveita e compartilha esse artigo com seu amigo que está com essa dúvida e comente aqui pra gente se você já pensou em ter um sistema totalmente desenvolvido para sua empresa.